home.png

Horário de Atendimento da Secretaria
 

2ª à 6ª das 8h às 20h
Sábado das 8h às 11h

Siga, curta ouça e compartilhe!
RECEBA INFORMAÇÕES DO COLÉGIO
arrow&v

Fotos

 
 

Infraestrutura: Educação Infantil

Corredor "Encantado"
Brinquedão "Casa na Árvore"
Pátio da "Floresta"
Karatê - Ballet - Música
Sala Infantil 1
Sala Infantil 2
Sala Infantil 3
Sala Infantil 4
Sala do Soninho
Fraldário
Banheiro infantil
Quadra infantil
Elevador Infantil
Refeitório
Cantina
Fachada Prédio Infantil
Show More
 

Proposta Pedagógica

METODOLOGIA

Aprendizado pela Ação e Experimentação

 

O processo ensino–aprendizagem ocorre de forma gradual, contínua, cumulativa e integrativa, envolvendo ações, sentimentos, erros, acertos e novas descobertas.

Refere-se tanto à aquisição de uma resposta inteiramente nova quanto à mudança de uma determinada conduta já presente no repertório da criança.

Com essa consideração, o trabalho da Educação Infantil do Colégio EBE Objetivo permite à criança a experimentação, a prática da análise e da síntese, através de atividades que a levam a desenvolver a percepção, a capacidade de comparação, diferenciação, reconhecimento e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem que parte do concreto para o abstrato.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Na Educação Infantil a avaliação deve ter como objetivo auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecer a autoestima do aluno e orientar as ações pedagógicas. No que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas próprias conquistas, dificuldades e possibilidades ao longo do processo de aprendizagem.

 

A avaliação não é somativa, onde o aluno é avaliado por notas, ela é em forma de observação, registro em ficha descritiva e atividades práticas, onde o aluno expressa seu conhecimento através de jogos, brincadeiras, atividades lúdicas, roda de conversa, expressão corporal, questionamentos e registros em diversos recursos como: apostila, caderno, cartazes, folhas de atividades, entre outros.

A avaliação tem como objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor no seu planejamento em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem do aluno passo a passo.

 

Quando necessário é realizado a intervenção do professor de forma diferenciada, sendo ele mediador buscando recursos alternativos para auxiliar o aluno em suas dificuldades.

A presença dos responsáveis é solicitada para que junto a família a escola consiga encontrar a melhor maneira de dar seguimento ao desenvolvimento contínuo do aluno.

Ao final de cada bimestre ocorre uma reunião com pais e mestres onde são apresentados os trabalhos e registros desenvolvidos pelos alunos. As fichas descritivas são entregues aos pais e ocorre a possibilidade de juntos verificar o desenvolvimento geral do aluno.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Apostila Sistema Objetivo

A coleção didática do Sistema Objetivo de Ensino para a Educação Infantil é o resultado de uma sólida experiência na elaboração de materiais didáticos e em sua efetiva utilização.

Os cadernos dos alunos oferecem condições para que as possibilidades inatas da criança sejam expandidas, auxiliando-a em suas explorações e descobertas, na resolução das próprias necessidades, no desenvolvimento das capacidades de comunicação, oral e escrita, considerando, também, as trocas entre as crianças e entre elas e os adultos.

GRADE CURRICULAR

Educação Infantil 1

(1 ano e 4 meses)

Pedagógico Sistema Objetivo de Ensino

Registro de vivências – Portfólio (Linguagem – Matemática – Natureza e Cultura Artes Musicais – Artes Visuais) - Movimento – Laboratórios

Educação Infantil 1 fase 1

(2 anos até 30/03 de acordo com a lei vigente)

Pedagógico Sistema Objetivo de Ensino

Linguagem – Matemática – Natureza e Cultura – Artes Musicais – Artes Visuais Movimento – Laboratórios

Educação Infantil 1 fase 2

(3 anos até 30/03 de acordo com a lei vigente)

Pedagógico Sistema Objetivo de Ensino

Linguagem – Matemática – Natureza e Cultura – Artes Musicais – Inglês - Movimento Ed. Financeira (DSOP) – Ballet  – Karatê – Informática - Laboratórios

Educação Infantil 2

(4 anos até 30/03 de acordo com a lei vigente)

Pedagógico Sistema Objetivo de Ensino

Linguagem – Matemática – Natureza e Cultura – Artes Musicais - Artes Visuais – Inglês Movimento – Ed. Financeira (DSOP) – Ballet  – Karatê  – Informática - Laboratórios

Educação Infantil 3

(5 anos até 30/03 de acordo com a lei vigente)

Pedagógico Sistema Objetivo de Ensino

Linguagem – Matemática – Natureza e Cultura – Artes Musicais - Artes Visuais – Inglês - Movimento – Ed. Financeira (DSOP) – Ballet  – Karatê  – Informática - Laboratórios

HORÁRIOS

Projetos Pedagógicos

Eventos