Fotos
Infraestrutura: Ensino Fundamental I
Sobre o Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental é responsável por importantes etapas da formação das crianças e adolescentes; daí a necessária abrangência de um currículo que valoriza o desenvolvimento de um sujeito em sentido pleno – intelectual e socialmente ético, confiante, motivado, curioso, crítico e criativo. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo.
No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades tornando-o protagonista.
Dos 6 aos 14 anos, uma série de transformações físicas e psicológicas ocorrem; e, por essa razão, o Ensino Fundamental se torna relevante no desenvolvimento de capacidades intelectuais e socioemocionais, imprescindíveis para as demandas futuras.
Ensino Fundamental I
O trabalho no Ensino Fundamental I que abrange as turmas do 1º ao 5º ano é bastante individualizado, respeita o histórico e o tempo do aluno, sem perder o encanto da infância.
O desenvolvimento da escrita e da leitura, a aquisição de diferentes competências e o preparo para o próximo ciclo são alguns dos focos, de modo que o aluno se torne mais organizado, autônomo e protagonista de sua vida escolar.
As aulas são ministradas por professores polivalentes – pois as crianças ainda precisam de muita atenção e um vínculo afetivo estável – e especialistas de Artes, Música, Inglês, Tecnologias Educativas e Educação Física.
Proposta Pedagógica
METODOLOGIA
A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades.
O Colégio oferece uma programação que envolve atividades variadas, com o fim de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outras, a educação física e os jogos, a educação sensorial, a sociabilização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético, num esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.
As atividades individuais e coletivas processam-se por meio de estudos dirigidos de educação artística – música e artes visuais. E, no âmbito extra-escolar, por meio de excursões e visitas a locais que aproximem o aluno da natureza. Há, ainda, o desenvolvimento da comunicação pelos métodos da pesquisa, da entrevista, da aprendizagem de uma língua estrangeira.
Expectativa é estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e favorecer a aprendizagem continuada de habilidades numa perspectiva integrada e comprometida com a formação de cidadãos ativos.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Os alunos são avaliados não somente por meio de provas mensais e bimestrais, mas também por seu desempenho global, considerando-se: resolução das lições de casa e confecção de trabalhos extras, organização e apresentação do material escolar, interesse, participação e produção em sala de aula.
Desta forma o professor observará o desempenho dos alunos, nas diversas atividades de classe para se diagnosticar e atingir os objetivos propostos.
A média para aprovação do bimestre é 6. Caso o aluno não atinja, participará de uma atividade de recuperação obrigatória, retornando a ele a possibilidade de estudo e aumento da média.
Quando a dificuldade de aprendizagem é diagnosticada, o aluno é acompanhado de forma individualizada pelo coordenador, que convocará os responsáveis, antes da reunião bimestral, a fim de informar e orientar qual o melhor caminho para garantir progresso do aluno, com o intuito de agilizar sua recuperação.
A cada final de bimestre realizamos encontros com pais e mestres para apresentação de provas e notas de forma online ou presencial.
O Colégio EBE OBJETIVO acredita num saber eficiente e contínuo, possibilitando assim o sucesso escolar para nossos alunos.
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Apostila Sistema Objetivo
A coleção didática do Sistema Objetivo de Ensino para o Ensino Fundamental é o resultado de uma sólida experiência na elaboração de materiais didáticos e em sua efetiva utilização.
Os cadernos do aluno e Livros do professor são elaborados por coordenadores e professores da equipe pedagógica do central do Objetivo, profissionais com comprovada experiência na área educacional e atuantes em sala de aula. Isso torna possível oferecer materiais didáticos com alto grau de aplicabilidade, na medida em que resultam de um profundo e intencional diálogo entre a teoria e a prática no desenvolvimento das aulas e das propostas de atividades.
O sistema Objetivo é a matriz curricular referência no país, há muitos anos em 1º lugar no ENEM Brasil e nas Olimpíadas Acadêmicas.
GRADE CURRICULAR
HORÁRIOS
Fundamental I
Manhã
7h40min às 12h10min / 2x na semana às 13h
Tarde
13h às 17h25 / 2x na semana às 18h15
Projetos Pedagógicos - Fundamental l
Eventos - Fundamental l
DIFERENCIAIS
Depoimentos
Karen Mendes Sabino
Estou muito satisfeita com a prontidão e preocupação da professora e coordenação
em nos atender.
Me sentindo a vontade para expor as necessidades e dúvidas.
meu filho demonstra ser acolhido, e gosta muito da dinâmica das aulas. O clip é muito útil e ajuda a tirar dúvidas sobre os trabalhos e lições. Foi a melhor escolha que fiz a EBE Objetivo, obrigada.

Jenelice Oliveira Amorim
Estou muito satisfeita com todo atendimento oferecido pelo colégio, de maneira geral.
Minha filha é portadora de deficiência intelectual devido à epilepsia e a escolha de uma escola que pudesse lidar com as condições dela sempre foi uma grande preocupação
para nossa família.
Não tenho palavras para agradecer e parabenizar a toda equipe pelo carinho, atenção e cuidado disponibilizado a ela desde
o primeiro dia.
Regiane Pacheco Neves
No geral gosto muito da escola, tem um olhar diferenciado para os alunos e sua aprendizagem. Os conteúdos são contextualizados e correspondem a realidade dos nossos alunos.
Gostei do apoio psicológico que a escola oferece nos casos onde os alunos apresentam dificuldade de aprendizagem e interação social. A equipe dos professores e direção estão de parabéns em relação ao trabalho desenvolvido com os alunos.