home.png

Horário de Atendimento da Secretaria
 

2ª à 6ª das 8h às 20h
Sábado das 8h às 11h

Siga, curta ouça e compartilhe!

10 Ideias para ajudar a criança a enfrentar o medo da prova

Como ajudar a controlar o medo e a ansiedade dos pequenos. Descubra!

Para muitas crianças, os exames são somente uma prova a mais durante o curso. No entanto, para outras crianças, implica num processo de estresse e ansiedade que não somente pode paralisá-las diante de um exame ou render menos, chegando a causar fisicamente sintomas como dores de cabeça ou dores de barriga. No entanto, se ajudarmos a controlar suas emoções e medos, os pequenos podem superar os estudos sem problemas e sem que sua saúde seja afetada.

1. Pensamentos de Ansiedade

Ajude-a a expressar esses pensamentos que estão produzindo ansiedade e explique que essas ideias não são reais porque ela/ele é capaz de superar a prova. Peça para a criança repetir pensamentos positivos em voz alta: “sou capaz e posso fazer a prova”.

2. Ensine a criança técnicas de relaxamento

Respirar profundamente e expirar o ar de forma relaxada, várias vezes por dia, ajudam a relaxar, encher os pulmões ao máximo e exalar o ar até que não fique nada dentro, como se fosse uma bola de soprar, também é uma boa técnica.

3. Autocontrole

Para melhorar o autocontrole da criança, evite que ela pratique alguns tiques como roer as unhas ou chupar o cabelo, já que esses comportamentos elevam o seu nível de ansiedade.

4. Pratique

Praticar em casa a realização de uma prova. Realize um teste caseiro sobre a matéria que ela está estudando para que desde sua casa ela possa fazê-lo. A prática e execução de um exame ajudarão a diminuir seus temores e a enfrentar as provas com mais confiança.

5. Bons Hábitos

Ensine a criança a adquirir bons hábitos de estudo para ir bem preparado para as provas e repassar as matérias gerais antes do dia da prova.

6. Alimentação

Cuide da alimentação e da saúde da criança para que ela esteja preparada e com energia.

7. Confiança

No dia da prova, vá com tempo e tranquilidade para a escola, para evitar medos de última hora, e não é conveniente falar da matéria. Mostre que você confia plenamente na criança.

8. Pensamento Positivo

Explique para a criança que antes de responder as questões ela deve praticar uma respiração profunda e pensar positivamente.

9. Leia toda a prova antes

Durante a prova, fale para a criança ler bem todas as perguntas antes de respondê-las, e começar pela questão que ela sabe melhor, depois a seguinte que domina bem e assim por diante. Em caso de “dar um branco”, é preferível passar para outra questão. Se der tempo peça para ela revisar toda a prova, tanto as respostas como a ortografia e redação.

10. Corrija os erros

Depois da prova, convém que revise com o professor os exercícios, para conhecer quais erros a criança cometeu e como solucioná-los da próxima vez. Se foi aprovada, sempre parabenizá-la pelo êxito.

5 visualizações