4 Dicas de como ajudar as crianças desenvolver a autoconfiança

A autoconfiança é uma característica bastante requisitada entre os adultos, principalmente em situações de tomada de decisões pessoais ou profissionais. Porém, a autoconfiança é essencial também para as crianças, pois ajuda a promover o desenvolvimento integral, garantindo um melhor aproveitamento dos pequenos no âmbito escolar e nas relações pessoais.

1 – Elabore uma rotina

Para que uma criança seja autoconfiante, é preciso criar atividades com horários definidos, isso ajudará a criança a se sentir mais segura, protegida e confiante. Esse tipo de rotina permite a criança saber a ordem em que as coisas serão realizadas. Assim ela entenderá que há tempo para cada atividade diária. Quando não existe uma rotina estabelecida, os pequenos tendem a ficar ansiosos por não saberem o que acontecerá no futuro. Se a criança sabe o que a espera, se sentirá mais livre para brincar, crescer e aprender.


2 – Permita que seu filho solucione problemas

A criança, mesmo que pequena, passa por situações que as fazem pensar e encontrar soluções. Pais devem estimular os filhos a encontrarem soluções para as situações da vida, desenvolvendo assim o pensamento crítico e a autoconfiança. O que não se deve fazer é resolver o problema para a criança na tentativa de ajudá-la. O importante é a criança ter o apoio dos pais em seus esforços de conseguir resolver a questão, mesmo que isso não consiga resolver, ela vai aprendendo a ser forte e a lidar com situações adversas, até mesmo a frustração passa a ser uma oportunidade de desenvolver autoconfiança, competência e domínio.


3 –  Delegue responsabilidades para a criança

É importante que os filhos se sintam úteis quando o assunto é a organização da casa, pois isso ajuda a aprimorar a confiança dos pequenos. Delegar pequenas tarefas diárias de acordo com a faixa etária, como ajudar a alimentar o animal de estimação, organizar os brinquedos ou regar as plantas são atividades simples, mas que representam um grande valor para as crianças.


4 –  Reconheça as conquistas e valorize as tentativas

Valorizar as conquistas do filho é um grande aliado na construção da autoconfiança, pois ao reconhecer e parabenizar seu filho pela conquista, seja ela qual for, você estará motivando-o a aprender mais e a enfrentar desafios. Mesmo que o resultado dos esforços do seu filho não seja o esperado, é imprescindível que você o motive a continuar, mostrando a ele que está bom e ainda pode ser melhor, com empenho e dedicação.

1 visualização
home.png

Horário de Atendimento da Secretaria
(Horário temporário em virtude da Covid-19)
 

2ª à 6ª das 8h às 20h
Sábado das 8h às 12h

Siga, curta, ouça e compartilhe!
facebook-logo-rodape.png
instagram-logo-rodape.png
youtube-logo-rodape.png
spotify-logo-rodape.png
logo-branco-agencia-madein.png