top of page

7 Dicas para aliviar o estresse dos estudos

Atualizado: 29 de ago. de 2019




Aliviar o estresse


Estudar muito e por muitas horas pode ser uma das atividades mais cansativas que uma pessoa pode passar. Entretanto, se você não pode escapar disso, confira 7 dicas simples que podem diminuir o seu estresse durante os estudos:


Dica 1: Atividade física



Um dos melhores jeitos de aliviar o estresse é através das atividades físicas. Ao praticar esportes ou qualquer outro tipo de atividade relacionada, você irá perceber que manter seu corpo em movimento ajuda bastante a aliviar qualquer tipo de tensão. Adicionar uma atividade física em sua rotina diária além de melhorar a sua saúde, irá fazer com que você evite o estresse nos estudos.


Dica 2: Saia de casa


É importante deixar o seu ambiente de estudo para que você possa recarregar as suas energias. Vá passear com o seu cachorro ou dar uma caminhada sozinho, e passe um tempo em contato com a natureza para poder relaxar a mente. Passe um tempo pensando em outras coisas que não envolvam estudos e vestibular, esta prática é saudável e ajuda muito a aliviar o estresse.

Para ajudar na distração, você também pode se encontrar com algum amigo para ir ao cinema, conversar ou fazer coisas que você curta.


Dica 3: Hobbies


Hobbies podem ser boas alternativas para aliviar o estresse. Deixe os livros de lado e passe alguns minutos ou horas, fazendo atividades que você curte fazer. Dar uma pausa nos estudos para assistir a um filme, por exemplo, e depois voltar às atividades, pode ser mais produtivo do que continuar estudando com a cabeça cheia e sem estar relaxado.

Dica 4: Relaxe sua mente e músculos




Tente fazer uma massagem em você mesmo, tome um banho quente ou apenas deite e relaxe. Essas são técnicas excelentes para escapar de um estresse e que ajudam a relaxar a mente e os músculos do corpo.


Dica 5: Ria




Se o estresse estiver em níveis alarmantes, por que não parar um pouco para entrar em sites de humor, ou assistir uma série de comédia? O riso pode ser uma das formas mais eficientes de melhorar o humor e reduzir o estresse.


Dica 6: Durma bem



Por mais que você ainda tenha muitas coisas para fazer, se você estiver se sentindo realmente cansado e nenhuma das dicas anteriores ajudou, a melhor solução é dormir.






Dica 7: Apenas respire



Naquela hora que você não aguentar mais, e querer jogar tudo para o alto, antes de qualquer coisa, apenas respire. Tome uma respiração profunda e segure por 5 segundos antes de soltar, fale para si mesmo que tudo ficará bem no final, tire uns segundos para pensar e relaxe aos poucos. Algumas vezes tudo o que você precisa para se acalmar é respirar, pode ajudar bastante.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page