top of page

Depressão - Conheça um pouco mais...



O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, após os acidentes de carro. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos, o suicídio foi a segunda principal causa de óbito entre meninas (após condições maternas) e a terceira principal causa em meninos (após lesões na estrada e violência interpessoal).


Embora os números mundiais estejam em queda, os índices ainda são alarmantes: cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.


A região das Américas foi a única a apresentar crescimento da taxa global de suicídios, com incremento de 6% na comparação com 2010. Cerca de 80% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda, como o Brasil.



Setembro Amarelo




Em 2003, a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e o amarelo a cor escolhida para representar este sentimento.

Setembro Amarelo é uma campanha realizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) que tem como objetivo incentivar o diálogo sobre o suicídio para a sociedade.

Pensando em reduzir os crescentes índices desse tipo de ocorrência entre os mais jovens, o CVV lançou, em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ), três séries de vídeos com informações sobre o tema. A primeira série é composta por seis vídeos de um minuto cada um. Entre os temas estão o uso de drogas, o abuso sexual, a discriminação, o bullying e a pressão por notas.




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page