top of page

Feira de Ciências EBE Objetivo

A importância da feira de ciências na autodescoberta dos nossos alunos.



Feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre o professor e os alunos.

“Quando incentivamos a criatividade, os alunos passam a descobrir do que eles gostam e quais são os seus potenciais”, as feiras de ciências podem representar uma forma de empoderar o aluno para aprender de uma forma diferente. “Não é como uma coisa que o aluno precisa ler em um livro, decorar e responder em uma prova para receber uma nota.”


O desenvolvimento do método, o raciocínio lógico e o incentivo da comunicação oral podem ser um dos conhecimentos agregados com o desenvolvimento de projeto de ciências. O impacto da feira de ciências no desenvolvimento do aluno, muitas vezes esses eventos também criam o primeiro contato entre os estudantes e as instituições de pesquisa. De licença do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia para concluir o seu doutorado, ela acredita que a atividade é uma ótima oportunidade para desenvolver uma aplicação mais prática dos conceitos aprendidos na escola. “Ela [feira de ciências] mostra que o aluno pode ser o protagonista”.


Dentro desse processo, o papel do professor orientador vai além de apenas acompanhar o desenvolvimento do projeto. Incentivamos a criatividade dos nossos alunos,  passando assim  descobrirem do que eles gostam e quais são os seus potenciais e assim auxiliando os alunos nos objetivos pessoais e curriculares.

Aprendizado é troca, e o processo é importante para ambos, na medida em que o professor consegue compreender como se dão as dificuldades dos estudantes; antevendo tais dificuldades, seu trabalho pode ser melhorado. É neste momento que o professor deve exercer sua principal função, de orientador do processo de ensino e aprendizagem do aluno – e não a de detentor absoluto do saber.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page