Férias é tempo de brincar

Férias energia para brincar – E  o desafio aos adultos é inovar em atividades que possam entreter os pequenos e mais do que isso, que possam integrá-los.



Meus filhos estão de férias e agora?

   Chegou o período em que os pais buscam alternativas para ocupar os filhos, enquanto as crianças só querem aproveitar o precioso tempo para se divertir muito. Em tempos de férias escolares o desafio aos adultos é inovar em atividades que possam entreter os pequenos e mais do que isso, que possam integrá-los.

   Brincar não é desperdício de tempo, pelo contrário, ajuda a desenvolver competências para toda a vida, como é o caso da comunicação verbal e a capacidade de resolver conflitos, estimula ainda o desenvolvimento de atividades em equipe, a cooperação e socialização, passos fundamentais tanto para o ramo pessoal quanto profissional.

   As diversas brincadeiras, sejam elas mais ou menos orientadas, como correr, saltar, cortar, desenhar, pintar e construir estimulam diferentes áreas do cérebro: do cognitivo ao emocional, além do psicomotor e da linguagem. Uma simples atividade auxilia a criança a progredir na direção certa, por isso, quando seu filho te convidar para brincar, considere-se privilegiado e aceite o desafio, mesmo um jogo de tabuleiro, que é algo mais leve pode ser muito prazeroso e estimulador para a criança, qualquer brincadeira  que envolva aspectos de desenvolvimento é válida, desde brincar na areia , que estimula o lado criativo, o tato e a fantasia até um joguinho de cartas e dados, que desenvolvem o raciocínio e a concentração.

   Se você prefere fazer atividades ao ar livre é bom prestar atenção em alguns itens importantes.



A EBE Objetivo Recomenda: * As crianças devem usar roupas leves; * Beba água, isso é fundamental, * Passe filtro solar e não se esqueça de levar bonés e chapéus, * Busque locais com sombra, * Opte por uma alimentação leve.

Quer ideias para aproveitar esse tempo com qualidade? Listamos abaixo 8 sugestões muito divertidas. Aproveitem!


* Pular corda Brincadeira clássica, mas que ainda diverte a garotada.


* Grande pintura Você precisa de espaço, um tecido bem grande, tintas e uma pincelada de criatividade. Pronto!


* Trenó na grama Você precisa de um morro onde seus filhos possam sentar no papelão e escorregar até em baixo.


* Empinar pipa Você só precisa de um espaço mais aberto, pode ser em um parque ou uma rua pouco movimentada.


* Acerte o alvo com esponja Basta uma calçada, giz e esponja (molhada). Aí é só jogar a esponja e ver quem consegue chegar mais perto do alvo.


* Quem faz mais ponto Separe grandes bacias e estipule pontos para quem acertar cada uma delas, podem usar bolinhas, esponjas molhadas, sacos com feijão, escolha a melhor opção!


* Cabo de guerra O bom e velho cabo de guerra. Você vai precisar de: várias crianças e uma corda!

* Piquenique em família


   Ok, pode não ser exatamente uma brincadeira, mas é uma atividade ao ar livre, em família e que pode ser muito agradável.

   Independente da brincadeira, o importante é que os pais interajam com os filhos. As férias não isentam as crianças de algumas obrigações e responsabilidade, crie rotinas assim quando terminarem as férias as crianças não estarão tão fora de ritmo.

6 visualizações
home.png

Horário de Atendimento da Secretaria
 

2ª à 6ª das 8h às 20h
Sábado das 8h às 11h

Siga, curta ouça e compartilhe!
facebook-logo-rodape.png
instagram-logo-rodape.png
youtube-logo-rodape.png
spotify-logo-rodape.png
logo-branco-agencia-madein.png