home.png

Horário de Atendimento da Secretaria
 

2ª à 6ª das 8h às 20h
Sábado das 8h às 11h

Siga, curta ouça e compartilhe!

Lancheira saudável para seu filho

As aulas recomeçaram e agora com toda rotina estabilizada, não podemos deixar de pensar na alimentação das crianças na hora do recreio. Estimular  bons hábitos em casa desde o início da alimentação é fator fundamental para que as crianças tenham preferência por alimentos saudáveis, sabendo diferenciar e optar naturalmente por alimentos com maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, minimizando o consumo de alimentos ricos em calorias vazias ou seja, pobres de nutrição. .A escola  é um ambiente estratégico para o desenvolvimento de ações e melhorias das condições de saúde e do estado nutricional das crianças, então é dever dos pais e da escola a conscientização para que a alimentação das crianças na hora do recreio seja cada vez melhor, lanches saudáveis vindos de casa e cantinas com opções saudáveis, são algumas atitudes que podem melhorar os hábitos das crianças.

 –  Opte por uma lancheira térmica, que mantém o lanche resfriado por determinado tempo conservando assim os alimentos, algumas opções de lancheira já possuem o gel  inserido e você guarda a própria lancheira dobrada  no freezer na noite anterior; caso você não tenha esta opção de lancheira, vale investir em gelos de gel a venda em farmácias e lojas de artigos esportivos .

–  Faça o Lanche conter pelo menos, dois tipos de carboidratos sendo um deles 1 Porção de Fruta e 1 Cereal, um tipo de Proteína e insira a fonte de gordura saudável também se possível;














Elabore Cardápio


1ª OPÇÃO 1 porção de fruta + 1 sanduíche integral recheado com patê de ricota e atum (o patê também pode ser de ervas finas ou tomate seco. Se preferir, recheie com muçarela de búfala e manjericão) + 1 água de coco (pode ser de caixinha, mas leia o rótulo e procure por versões sem conservantes ou aromatizantes artificiais)


2ª OPÇÃO 1 potinho (pequeno) com salada de frutas preparada com três frutas diferentes (se quiser, acrescente amêndoas em lascas) + 1 pedaço de bolo caseiro (de cenoura, coco, laranja, cacau ou maçã) + 1 iogurte


3ª OPÇÃO 1 porção de fruta + mix de oleaginosas, como castanhas do Pará, nozes, amêndoas, macadâmias, avelãs, pistache (você pode variar as opções diariamente) + 1 unidade de mini wrap saudável preparado com patê de cenoura, frango desfiado e alface (o alface pode ser substituído por agrião ou rúcula) + 1 suco de frutas natural na garrafinha térmica


4ª OPÇÃO 1 porção de salada de frutas com uma colher (sobremesa) de nozes moída + 1 unidade de pão de queijo + 1 água de coco (pode ser de caixinha, mas leia o rótulo e procure por versões sem conservantes ou aromatizantes artificiais)


5ª OPÇÃO

1 porção de fruta picada com raspas de chocolate meio amargo (equivalente a 1 colher de sobremesa) + 1 potinho de milho cozido + 1 unidade de suco da maçã (se for de caixinha, procure versões integrais, sem conservantes ou aromatizantes artificiais)


6ª OPÇÃO 1 iogurte com 1 colher (sobremesa) de granola sem adição de açúcar (você pode mandar a granola num saquinho ou pote à parte) + 1 porção de fruta + 3 cenourinhas baby


7ª OPÇÃO 1 porção de biscoito de polvilho integral (em média 10 unidades) + 1 suco de acerola com mamão caseiro na garrafa térmica


Dicas  – EBE Objetivo


Para beber Sucos são uma grande dúvida. É difícil mandar os naturais, porque muitos perdem o gosto e os micronutrientes se não são ingeridos na hora. Para evitar que isso aconteça, escolha frutas com menor velocidade de oxidação, como goiaba, acerola, abacaxi e maracujá. Com o passar do tempo, a bebida perde mesmo uma parte das vitaminas, mas, ainda assim, é mais saudável que as versões industrializadas. Para armazenar e transportar, prefira as garrafas térmicas. Nessas condições, os sucos dessas frutas podem ser consumidos em média até 3 horas após o preparo. Outra opção são os sucos de polpa, o suco de uva integral, que é vendido em garrafas no supermercado, e a água de coco pasteurizada. Hoje também há alguns sucos de caixinha integrais mais saudáveis. Só é preciso ficar atento aos rótulos e escolher produtos livres de corantes, acidulantes, sódio e açúcar. De qualquer forma, eles devem ser consumidos com moderação.


Fuja do comum Se o seu filho não tem comido as frutas que você coloca na lancheira, que tal variar? Muitas vezes, os pais mandam maçã ou banana por conta da praticidade e as crianças enjoam. Uva, morango, manga, melão ou melancia picados, em potes vedados, ajudam a diversificar o cardápio.


Nada de embutidos Parece prático, mas um sanduíche com frios, como o peito de peru, não é um aliado da saúde. Isso porque esses alimentos são processados e apresentam conservantes, corantes, realçadores artificiais de sabor e uma quantidade muito alta de sódio. Além de acostumar o paladar das crianças com o excesso de sal, o exagero pode ocasionar uma série de problemas a curto e a longo prazo. A hipertensão é o principal deles.


Sobra do bem Fez milho para o jantar e sobrou? Raspe um pouco e coloque num potinho vedado. Vira um lanche nutritivo e ainda ajuda a economizar seu tempo. O mesmo acontece com alimentos como tomate-cereja e cenoura baby.


Incentivo é tudo!


Uma dica fundamental para estimular o seu filho a consumir alimentos saudáveis é levá-lo com você à feira ou ao supermercado. Apresente diferentes frutas, de várias cores e formatos, e compre não apenas as que você gosta, mas as que despertam o interesse dele. Assim, a criança entra em contato com produtos variados e tem curiosidade de prová-los. O mesmo se aplica à hora de arrumar a lancheira. Além de variar nos pães (prefira os integrais) e acompanhamentos (como geleias e queijos), o que deixará o lanche do seu filho mais atraente, convide-o para ajudar na elaboração do cardápio do dia – ou da semana. Essa atitude vai incentivá-lo a consumir o que levou para a escola. “Os pais precisam ter consciência de que a alimentação deve ser o mais saudável possível, mas, ao mesmo tempo, têm de considerar o gosto da criança”. Equilíbrio, portanto, é fundamental.

9 visualizações