top of page

O mundo Digital nas escolas



Sem dúvidas, a pandemia deixará um legado na área da educação. É bem verdade que foi tudo meio no susto, na velocidade e necessária adaptação aos meios digitais, a incorporação da tecnologia e das ferramentas digitais se consolidará como uma verdadeira transformação educacional.


As escolas realizaram um grande investimento, não apenas em material e estrutura, como também em capacitação. Afinal, foi preciso levar esse tipo de formação ao professor, para que pudesse aplicar as ferramentas digitais em todo o seu potencial.


Foi duro e foi difícil escolas investirem nessa mudança e professores mergulharem nesse universo. Agora que o processo de ensino e aprendizagem começa a fluir com o digital, esse é um caminho sem volta. Mesmo com o retorno das aulas presenciais, muitos professores continuarão usando as novas ferramentas que aprenderam.


Modernização do ensino


A entrada do digital nas escolas já está trazendo – uma reformulação, uma modernização do ensino. Ela vem em favor tanto dos alunos quanto dos professores. Isso porque a educação como a conhecemos tem usado os mesmos modelos há séculos. A maneira de se organizar uma sala de aula, por exemplo, em filas e colunas.


Por muito tempo, esse formato de sala auxiliou no processo de ensino e aprendizagem.


Mas, como tudo, era preciso evoluir. Esse modelo tradicional deixou de ser eficaz em capturar a atenção e motivar os alunos. Dessa forma, inserir elementos digitais e tecnológicos na sala de aula pode representar sangue novo no processo educacional e promover uma evolução necessária.


Apps, Tecnologias e ferramentas possibilitam o avanço da escola digital.


A dinâmica da aula é uma vantagem. Ela pode ser enriquecida com amplo material audiovisual, o que contribui bastante para o processo de aprendizagem.

Contudo, é preciso destacar que essa modernização esbarra nos problemas triviais de qualquer utilização de tecnologia: acesso aos computadores e a velocidade de conexão. Ambos são considerados gargalos relevantes e que, em nome da transformação educacional, devem ser superados.


Digital e o socioemocional


Um dos desafios dessa educação digital é a inserção do conteúdo ligado ao desenvolvimento socioemocional. Inclusive, trabalhar a educação socioemocional de forma online é um grande feito. Isso porque essa modalidade limita a interação e o “olho no olho”.

No entanto, o Colégio EBE Objetivo trabalha com os alunos as grandezas e o protagonismo com as aulas invertidas.


Nessa metodologia de ensino, o professor deixa de ser o protagonista. O aluno passa a ser o comandante do aprendizado. Como o próprio nome do conceito sugere, nas aulas invertidas, o estudante recebe, pesquisa, busca e constrói sua base de informação.


Somente depois, já em sala de aula, o assunto é tratado com debates, atividades e exercícios. Dessa forma, o aluno tem o empoderamento do conhecimento.

Recursos audiovisuais transformam alunos em protagonistas no aprendizado

Com essa metodologia, muito usada nessa nova educação digital, muitos aspectos do desenvolvimento socioemocional são trabalhados. A autogestão permite o estudante valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências. Mais além, permite construir autonomia e responsabilidade. Isso, sem deixar de citar a formação da capacidade crítica, item importante na construção do autoconhecimento, outra característica do desenvolvimento socioemocional.



Aprendizado também para o professor


A oportunidade é única não só para os alunos, como também para professores e gestores escolares. Essa “escola digital” dá a chance do avanço na forma de educar.


 Porém, esse é o momento de compreender para depois ser compreendido. É tempo de perceber as mudanças constantes nas necessidades das escolas e das equipes e buscar deixá-los confortáveis e seguros de que o trabalho está sendo realizado de forma adequada.


Mais do que isso, o momento é de aprofundar o entendimento sobre toda essa capacidade tecnológica e digital no universo escolar. São inúmeros os recursos possibilitados e o principal limite reside na imaginação e no conhecimento dos professores a respeito dessas fantásticas ferramentas.


De fato, a educação carecia de uma transformação. A pandemia, na verdade, acelerou esse processo, bem como a migração para o mundo digital. A evolução das tecnologias vai tornar cada vez mais fácil o uso de recursos, como videoconferências e aulas online. São mudanças de um novo normal, transformações que chegam para ficar.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Projeto Absorvendo Amor

Mais um projeto concluído com sucesso!! 🥰 O projeto “Absorvendo Amor” teve como objetivo arrecadar absorventes para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com o intuito de contribuir para que t

bottom of page