top of page

O que você precisa saber sobre o ENEM 2017

EBE Objetivo separou 5 principais dicas sobre o que você precisa saber sobre o ENEM 2017!

1) POR QUE DEVO FAZER O ENEM?


   Quem participar das provas do Enem 2017 terá a chance de se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), ou seja, trata-se de uma grande oportunidade para os jovens seguirem o rumo de sua carreira profissional.



2) DOMINGO É DIA DE ENEM!

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio já foi encerrado no dia 19 de maio, porém as provas serão aplicadas em 5 e 12 de Novembro, dessa vez as avaliações caem em dois domingos, respectivamente, atendendo a necessidade da maioria dos jovens. Cada área de conhecimento continua com 45 questões de múltipla escolha.

   No primeiro domingo, dia 5/11 – serão aplicadas questões referentes à Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação. Os estudantes terão 05h30min para entregar a prova.

   Já no segundo domingo, 12, os estudantes devem estar preparados para a Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a duração das avaliações será de 04h30min.

Chegue no horário: Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, pontualmente. As provas terão início às 13h30min, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

3) PRINCIPAIS MUDANÇAS

   Uma importante ação que será implantada a partir deste ano é a impressão dos nomes dos estudantes nos cadernos de prova, que também terão os números de inscrição de cada participante, tal medida aumenta a segurança na aplicação do Exame. Não será mais possível obter o certificado de conclusão do ensino médio com a nota do Enem 2017.

   A partir de agora, a certificação poderá ser obtida através do Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos).

   Atenção para essa medida: O Inep anunciou que não irá mais divulgar o resultado do Enem 2017 por escolas, alegando que não é uma atribuição do Exame fazer um ranking das instituições de ensino do país.

   O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 sofreu um grande reajuste e foi estipulado em R$ 82,00.

4) CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO


   Todos os estudantes que tiverem suas inscrições confirmadas, além de receberem o direito de fazer as provas, também terão garantida a oportunidade de acessar o cartão de confirmação.

   O Inep disponibilizará o documento na mesma página de inscrições. Portanto, os candidatos que quiserem acessar o cartão de inscrição do Enem 2017 deverão, em data ainda a ser confirmada, acessar a página do participante, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

   No acesso à página, será necessário informar o número do CPF e a senha do Enem 2017. A expectativa é de que o documento seja liberado para consulta e impressão cerca de um mês antes das provas.

   No cartão, estarão contidas as seguintes informações: número de inscrição; data, hora e local de prova; indicação do possível atendimento diferenciado (se for o caso); opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); e solicitação de certificação (se for o caso). Agora ficou mais prático, basta salvar a versão digital para consultar quantas vezes você quiser, não serão entregues versões do cartão impressas!

5) NOS DIAS DE PROVA


   ATENÇÃO, ESTUDANTES: NÃO É NECESSÁRIO LEVAR O CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO NOS DIAS DAS PROVAS.

   A organização exige apenas que o participante leve, um documento original de identificação com foto. São aceitos: documento de identidade (RG – Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, carteira de trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997), certificado de reservista e certificado de dispensa de incorporação. Não será aceita cópia de nenhum dos documentos citados, mesmo que estejam autenticadas. A organização exige única e exclusivamente o original.

   Não se esqueça de descansar antes da prova e usar roupas confortáveis, mas isso a gente explica mais adiante.

   Continue acompanhando as notícias!

Para maiores informações, fique atento ao blog da EBE Objetivo!

13 visualizações0 comentário
bottom of page