top of page

Projeto 2019 – Tampinha Amiga

Atualizado: 28 de ago. de 2019



Você sabia que o ser humano fabrica quase 20 mil garrafas de plástico a cada segundo (a Coca-Cola sozinha põe no mercado 3.400 garrafas plásticas a cada segundo)? Por ano são mais de 100 bilhões de garrafas de plástico descartáveis! Mas o pior é que, embora a maioria das garrafas usadas para refrigerantes e água sejam feitas de tereftalato de polietileno (Pet), altamente reciclável, as seis principais empresas de bebidas no mundo usam apenas 6,6% de Pet reciclado em seus produtos. E nenhuma pretende usar 100% de reciclagem do plástico em sua produção global (Greenpeace).

Ao se deparar com essa realidade, a equipe pedagógica, do Colégio EBE Objetivo iniciará em 2019 o projeto Tampinha Amiga, envolvendo alunos, professores, funcionários e toda a comunidade, com objetivo de conscientizar a todos em relação a reciclagem. O projeto consiste na arrecadação de tampinhas plásticas. Logo após as coletas das tampinhas , que serão vendidas, o valor arrecado será trocado por pacote de fraldas geriátricas e doados instituição Lar Madre Regina.

A preferência pela arrecadação das tampinhas se da pelo fácil acesso e à facilidade de manuseio e de armazenamento.

Já pensou armazenar centenas de garrafas pet? Além do pet ser um material cotado pelos catadores que necessitam da reciclagem para sobreviver, arrecadamos as tampinhas sem interferir na cadeia de reciclagem que é fundamental para estas pessoas. Haverá diversos pontos de coletas espalhados pelo Colégio e em estabelecimentos como bares próximos à unidade. Também serão elaboradas habitualmente gincanas e campanhas de divulgação que incentivam os alunos a participar do projeto.

A troca despertará um sentimento de “conquista” a todos envolvidos na campanha.

O projeto foi idealizado pelos professores e coordenação do colégio tendo um total apoio dos Mantenedores, ressaltando que ” Cuidar do meio ambiente é apenas uma questão de atitude”. Se todos nós fizermos a nossa parte, teremos um mundo melhor, além de ajudarmos ao próximo”.



1ª Etapa = Conscientização


Com o objetivo de atender essas questões, no mês de março cada professor responsável pela turma apresentará o projeto TAMPINHA AMIGA.

2ª Etapa= Arrecadação


As tampinhas devem ser entregues dentro de galões de 5 litros de água. Cada galão representa 1 quilo de tampinha pet (+- 440 tampinhas)


Quais tampinhas coletamos?



Todas as tampas de plástico, tais como:

Produtos alimentícios: óleo de cozinha, vinagre, sorvete, maionese, chocolate em pó, café solúvel, adoçante, etc.

Higiene pessoal: acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu,cosméticos etc.

Higiene doméstica: detergente, alvejante, amaciante, etc.

Outras: remédio, cola, caneta, refrigerantes, bombas de água de 20litros, de embalagens de troca de óleo, etc.


3º Etapa= Entidade



A entidade escolhida foi o Lar Madre Regina.

O Lar Madre Regina foi inaugurado em 1997, comemorando o 1º centenário da chegada das Irmãs de Santa Catarina no Brasil. A obra foi idealizada pela Associação Congregação de Santa Catarina para atender idosos em vulnerabilidade social de Guarulhos, no Estado de São Paulo. Atualmente a instituição abriga 64 idosos de ambos os sexos, com idade superior a 60 anos. Os idosos em geral são dependentes para a execução das atividades diárias e não contam com o apoio da família para moradia, alimentação e cuidados mínimos de higiene e segurança.

4ª Etapa: Venda das tampinhas

O colégio fará a venda das tampinhas e o dinheiro arrecadado será comprado em fraldas geriátricas.

5º Etapa: Compra das fraldas geriátricas para a entidade Lar Madre Regina

O colégio comprará as fraldas geriátricas e as notas fiscais serão apresentadas aos pais dos alunos pelo ClipEscola e ficarão disponíveis, na secretária do colégio, para apreciação de todos.

6ª Etapa: Entrega dos produtos para a entidade Lar Madre Regina

A entrega ocorrerá no final do ano letivo e será escolhido o aluno que entregou o maior número de garrafas de 5 litros com tampinhas pet.

452 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page