top of page

Uniforme escolar? Por quê?



O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os estudantes e economia para os pais, além de formar um padrão entre os alunos, ainda trazem as cores, nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando alguém olhar para a peça de roupa já saber a que lugar se refere aquela camiseta azul e branca, por exemplo.

   Os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890. Atualmente,  não são tão prestigiados pelos alunos. De fato, essa padronização é importante. Primeiro porque evita que a sala de aula se transforme em um “desfile de modas”. Além disso, seu uso promove nos alunos, um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças.

   Observe 5 dicas importantes do uso do uniforme:


                                1- Diminui o risco de Bullying;




   Oferece pouco risco de comparação com outras crianças, ele é programado para todos os tipos de corpo e evita comparações entre as crianças, o que diminui até o risco de bullying.





              2- Equilibra as diferenças sociais



   O uniforme serve para igualar todas as classes sociais dentro da escola. Todos estão lá para aprender, todos são iguais e é isso que as crianças devem aprender.



              3- Proporciona segurança,



   Por ter um tecido flexível (e, principalmente, as escolas que exigem o uso do tênis), o uniforme dá segurança no exercício das atividades escolares, principalmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.






             4- Impõe disciplina,




   O uniforme ajuda na assimilação de normas e regras, contribuindo com o aprendizado da organização e da disciplina, indispensáveis para o desenvolvimento da criança.





             5- Evita o desgaste de outras roupas


Ao usar regularmente o uniforme escolar, evitamos o desgaste de outras roupas que podem ser usadas em outras ocasiões e locais diferentes do ambiente escolar.


   O importante é que você incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda sua importância na rotina escolar!

448 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page