top of page

Vai começar o cursinho Objetivo? Saiba como organizar sua rotina de estudos



Maio é considerado o mês “limite” para quem ainda quer se preparar para exames no fim do ano, como o Enem

Mas é preciso manter o foco 100% nos estudos e criar um cronograma de metas específico para as necessidades de cada aluno.



“Para o aluno que está começando o cursinho agora e ainda não criou uma rotina de estudos, é importante que ele saiba se organizar muito bem daqui para frente. A principal orientação é criar um esquema diário de estudos mais condensado e com metas definidas. Além disso, todos os dias, antes de iniciar as tarefas, fazer um balanço do cronograma e dos objetivos que já foram alcançados. É interessante acompanhar o planejamento em ritmo semanal e mensal”.

O ambiente é determinante para ajudar na concentração e no foco com os livros e cadernos. A distância da televisão, celular, notebook ajudam o aluno a não se distrair. “As ferramentas essenciais para esse momento são lápis, borracha e muito papel para rascunho. Nada de ficar na cama ou sofá, ter uma cadeira e mesa confortáveis também fazem a diferença. Se o aluno decidir permanecer na escola, é preciso tomar cuidado com as conversas com os amigos para não acabar se distraindo, fugindo do foco e se distanciando das metas”.


FÉRIAS? 


A família é o principal suporte do aluno nesse período que é necessário tanta dedicação e esforço. Quando a família motiva e não exagera nas cobranças, o caminho parece mais leve e com menos pressão. Respeitar os limites e a individualidade ajuda a aliviar a carga que o aluno carrega no período do cursinho. Ajudar a prepará-lo psicologicamente é um papel que os pais devem ter diariamente, principalmente, quando se aproximam as provas.

O descanso faz parte da assimilação dos conteúdos. Os alunos podem diminuir um pouco o ritmo de estudos durante as férias, mas o ano de cursinho é um ano de dedicação e foco total, portanto, na prática, não há férias.

Quando o aluno for programar seus estudos já deve colocar a redução do ritmo no mês de julho. “As férias também são importantes para que os alunos coloquem em dia os conteúdos que ficaram devendo no 1º semestre”.

Curta, Comente e Compartilhe!

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page