ensino fund II.png
RECEBA INFORMAÇÕES DO COLÉGIO
arrow&v
 

Fotos

 

Infraestrutura: Ensino Fundamental II

 
Sala Fundamental
Sala Fundamental
press to zoom
Sala Fundamental c/ TV
Sala Fundamental c/ TV
press to zoom
Sala Ensino Fundamental 2
Sala Ensino Fundamental 2
press to zoom
Laboratório
Laboratório
press to zoom
Armários
Armários
press to zoom
Sala de Estudo
Sala de Estudo
press to zoom
Biblioteca
Biblioteca
press to zoom
Sala de Informática
Sala de Informática
press to zoom
Brinquedão - Fund. 1
Brinquedão - Fund. 1
press to zoom
Quadra Poliesportiva
Quadra Poliesportiva
press to zoom
Quadra Eventos
Quadra Eventos
press to zoom
Elevador
Elevador
press to zoom
Cantina
Cantina
press to zoom
Refeitório
Refeitório
press to zoom
Sala de Música
Sala de Música
press to zoom
Portão B
Portão B

Entrada e Saída - Ensino Fundamental e Médio.

press to zoom

Sobre o Ensino Fundamental 

O Ensino Fundamental é responsável por importantes etapas da formação das crianças e adolescentes; daí a necessária abrangência de um currículo que valoriza o desenvolvimento de um sujeito em sentido pleno – intelectual e socialmente ético, confiante, motivado, curioso, crítico e criativo. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo.

No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades tornando-o protagonista.

Dos 6 aos 14 anos, uma série de transformações físicas e psicológicas ocorrem; e, por essa razão, o Ensino Fundamental se torna relevante no desenvolvimento de capacidades intelectuais e socioemocionais, imprescindíveis para as demandas futuras.

ENSINO FUNDAMENTAL II

 Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Proposta Pedagógica

METODOLOGIA

 As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social.

 Nessa direção o colégio contribui para o delineamento do projeto de vida dos estudantes estabelecendo uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Esse processo de reflexão sobre o que cada jovem quer ser no futuro, e de planejamento de ações para construir esse futuro, pode representar mais uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

 Procuramos diversificar as formas de avaliação: além de provas escritas, são consideradas, na composição das médias, as tarefas, a participação em aulas de laboratório, trabalhos (individuais e em grupo), produção de textos e outras atividades que venham a compor a PIC (Produção Integrada ao Conteúdo).

 A cada aula corresponde uma tarefa diária a ser realizada pelo aluno fora do período escolar. As tarefas encontram-se agrupadas ao final do conjunto de aulas de cada disciplina. É fundamental que elas sejam realizadas com pontualidade a cada dia, pois são parte integrante do processo de aprendizagem dos nossos alunos, complementando o trabalho realizado em sala de aula.

 Ao final do segundo e do quarto bimestres, será realizada a Prova Multidisciplinar (PM) referente aos conteúdos estudados no bimestre concluído.

 A média para aprovação  do bimestre é 6. Caso o aluno não atinja, participará de uma atividade de recuperação obrigatória, retornando a ele a possibilidade de estudo e aumento da média.

 Quando a dificuldade de aprendizagem é diagnosticada, o aluno é acompanhado de forma individualizada pelo coordenador, que convocará os responsáveis, antes da reunião bimestral, a fim de informar e orientar qual o melhor caminho para garantir progresso do aluno, com o intuito de agilizar sua recuperação.
 
 A cada final de bimestre realizamos encontros com pais e mestres para apresentação de provas e notas  de forma online ou presencial.

 O Colégio EBE OBJETIVO acredita num saber eficiente e contínuo, possibilitando assim o sucesso escolar para nossos alunos.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

Apostila Sistema Objetivo

 A coleção didática do Sistema Objetivo de Ensino para o Ensino Fundamental é o resultado de uma sólida experiência na elaboração de materiais didáticos e em sua efetiva utilização.

 Os cadernos do aluno e Livros do professor são elaborados por coordenadores e professores da equipe pedagógica do central do Objetivo, profissionais com comprovada experiência na área educacional e atuantes em sala de aula. Isso torna possível oferecer materiais didáticos com alto grau de aplicabilidade, na medida em que resultam de um profundo e intencional diálogo entre a teoria e a prática no desenvolvimento das aulas e das propostas de atividades.
 

 O sistema Objetivo é a matriz curricular referência no país, há muitos anos em 1º lugar no ENEM Brasil e nas Olimpíadas Acadêmicas.

GRADE CURRICULAR

Ensino Fundamental II
6º ao 9º ano

Pedagógico Sistema Objetivo de Ensino

Artes Visuais - Português - Matemática - História e Geografia - Ciências
Educação Física -Técnicas de Redação - Aulas de Laboratório

Aulas com Lousa Digital - Plataforma Digital "Jovens Gênios"
Sistema Bilíngue Cel.Lep (Opcional)

livros-paradidaticos-colegio-ebe-objetivo.png

PARCEIRO:

background%20Cel_edited.jpg