top of page
novo-ensino-medio-ebe-objetivo.png

A reforma do Ensino Médio, definida pela Lei nº 13.415/2017, significa para o Sistema de Ensino Objetivo uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com uma educação de qualidade, vigente em mais de cinquenta anos de presença no panorama educacional brasileiro. As diretrizes apontadas nos documentos oficiais confirmam os princípios e as estratégias pedagógicas que sempre estiveram presentes em nossa filosofia educacional com os estudantes ocupando a centralidade do processo de ensino e aprendizagem.

MARCOS LEGAIS

(Fonte BNCC - páginas 9 e 10)

Reforma do Ensino Médio
Lei 13.415/17

BNCC Base Nacional
Comum Curricular

Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN)
Ensino Médio

Itinerários Formativos
Referenciais Curriculares

MARCOS LEGAIS

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

  • A lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 (LDB);

  • Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 (Referencial dos itinerários formativos);

  • Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018 (BNCC - ENSINO MÉDIO);

  • Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018 (DCNs)

  • Cellep desde a Infância?
    Desde cedo, o contato com um idioma estrangeiro tem enorme efeito positivo no crescimento intelectual e desenvolvimento das crianças, tanto no presente, quanto no futuro. Entre 6 meses e 4 anos, o cérebro das crianças estão formando circuitos de linguagem, e os neurônios podem fazer novas conexões. Por isso, apresentar uma nova língua ao seu filho é mais fácil, sim. Só de ouvir, ele já vai absorver a língua, assim como faz com o português As crianças ainda não desenvolveram algumas estratégias de defesa no momento do aprendizado, como o medo de errar, se arriscar e a vergonha de ser corrigido. Para ela, o que é importante é se comunicar e para tanto ela se utiliza de todos os recursos que tem . O tempo de exposição ajuda a construir a confiança de experimentar com a língua. A plasticidade do cérebro infantil facilita muito a pronúncia e entoação. As crianças aprendem naturalmente repetindo músicas e histórias que formam a base cultural para aprendizagem futura.
  • Como o Cellep trabalha com alunos que ainda não são alfabetizados?
    A alfabetização se inicia antes do letramento (leitura e escrita). Desenvolvemos primeiramente a escuta e a fala, e depois a leitura e escrita. As crianças cantam músicas em sua língua nativa sem conhecer o significado de algumas palavras. Isso também acontece ao aprenderem uma segunda língua: elas desenvolvem o aprendizado auditivo e o reproduzem na fala, com comunicação gestual e expressões faciais. É uma experiência de descoberta, nunca de repetição mecânica.
  • Diferenças entre Colégio com Sistema Bilíngue e um curso de inglês?
    Um curso de inglês tem como proposta a aprendizagem do idioma, enquanto um ensino bilíngue oferece o aprendizado de uma cultura e consequentemente da língua, além de propiciar a vivência do aluno em universos e contextos diferentes e não só ensiná-lo fórmulas prontas.
  • 5 dicas para ajudar o seu filho no processo de aprendizagem do inglês.
    1- Seja o advogado da segunda língua. Fale positivamente sobre o aprendizado do idioma; 2- Deixe que o seu filho te ensine uma nova palavra por dia. Afinal, explicar é aprender. Permita que ele dê risada da sua pronúncia e que ele te corrija; 3- Não corrija ou critique o uso da segunda língua. Aprender um novo idioma é um processo e a criança precisa se desenvolver aos poucos. Ela vai errar até conseguir usar a gramática correta 4- Forneça livros, revistas, gibis, música e vídeos na língua em que ele está aprendendo. 5 -Faça elogios e encoraje sempre que puder. Isso ajudará a criança a ganhar confiança e fazer maior progresso; Agora é só arregaçar as mangas! Quem sabe você não se aprimora também?

Educação integral visando à preparação para a vida nas dimensões:
intelectual, física, emocional, social e cultural.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Eixos estruturantes dos itinerários formativos

itinerarios-formativos-novo-ensino-medio

Investigação da realidade por meio de práticas e produções científicas.

Idealização e realização de projetos criativos.

Envolvimento na vida pública por meio de projetos de mobilização sociocultural e ambiental.

Criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.

De preferência, os itinerários devem articular os quatros eixos. No mínimo, o itinerário deve ser estruturado a partir de um dos eixos. Foram descritas habilidades dos diferentes tipos de itinerários formativos relacionadas a cada um dos eixos nos referenciais curriculares para a elaboração de itinerários, MEC.

TIPOS DE ITINERÁRIOS

ÁREA DE CONHECIMENTO
 

Aprofundam e ampliam aprendizagens de uma área e promovem sua aplicação em situações diversificadas.

  • Linguagens e suas tecnologias

  • Matemática e suas tecnologias

  • Ciências da natureza e suas tecnologias

FORMAÇÃO TÉCNICA
E PROFISSIONAL

 

Preparam para o mundo do trabalho.

INTEGRAL
 

Combina mais de uma área de conhecimento e pode ser complementado por formação técnica e profissional.

PROJETO NOVO ENSINO 1ª SÉRIE
MÉDIO OBJETIVO

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
A Formação Geral Básica é composta de 30 aulas semanais.

1-serie-formacao-basica-30-aulas-novo-ensino-medio-ebe-objetivo-2023.png

*Inglês

Manhã / Tarde
Cel.Lep= 3x ou Objetivo= 3x

6 das 30 aulas de FGB serão deslocadas para o EaD.

 

São elas:

  • Sociologia

  • Filosofia

  • História da Arte

  • Inglês

  • Biologia

  • Português

PROPOSTAS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
No Sistema de Ensino Objetivo os Itinerários Formativos foram separados em dois domínios, clique nos botões abaixo para conhecê-los melhor:

PROJETO NOVO ENSINO 2ª SÉRIE
MÉDIO OBJETIVO

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
A Formação Geral Básica é composta de 23 aulas semanais.

2-serie-formacao-basica-21-aulas-novo-ensino-medio-ebe-objetivo-2023.png

*Inglês

Manhã / Tarde
Cel.Lep= 3x ou Objetivo= 3x

6 das 23 aulas de FGB serão deslocadas para o EaD.

 

São elas:

  • Sociologia

  • Filosofia

  • Geografia

  • Física

  • Matemática

  • Português

PROPOSTAS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
No Sistema de Ensino Objetivo os Itinerários Formativos foram separados em dois domínios, clique nos botões abaixo para conhecê-los melhor:

PROJETO NOVO ENSINO 3ª SÉRIE
MÉDIO OBJETIVO

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA + IF
A Formação Geral Básica + Itinerários Formativos é composta de 30 aulas semanais.

3-serie-formacao-basica-29-aulas-novo-ensino-medio-ebe-objetivo.png

PROPOSTAS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
No Sistema de Ensino Objetivo os Itinerários Formativos foram separados em dois domínios, clique nos botões abaixo para conhecê-los melhor:

PROJETO DE VIDA

Construção do Projeto de Vida
Quem eu sou? Quem eu quero ser? O que eu quero ser?
Sentido e propósito de vida. Meu papel no mundo.
Identidade, família, escola e sociedade. Valores.
Educação integral. Formação para a vida.
Metodologias ativas.
Projetos multidisciplinares.
Trabalhos em equipe, engajamento e cooperação.
Neurociência: foco, atenção e inteligência socioemocional.
Autonomia e protagonismo do estudante.
Acolhimento, presença, gentileza e respeito transformando vidas.

 PLANEJAMENTO

Projeto Objetivo

planejamento-geral-2023-novo-ensino-medio.png
logo-colegio-ebe-objetivo-brnaco.png
© Copyright 2022 Colégio EBE Objetivo - Todos os direitos reservados
logo-branco-agencia-madein.png
bottom of page