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Reforma do Ensino Médio
Lei 14.945/2024

BNCC Base Nacional
Comum Curricular

Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN)
Ensino Médio

Itinerários Formativos
Referenciais Curriculares

MARCOS LEGAIS

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

  • A lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 (LDB);

  • Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 (Referencial dos itinerários formativos);

  • Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018 (BNCC - ENSINO MÉDIO);

  • Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018 (DCNs)

  • A lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024 (LDB);

MARCOS LEGAIS

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

  • Argumentar com base em fatos que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

Educação integral visando à preparação para a vida nas dimensões:
intelectual, física, emocional, social e cultural.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Eixos estruturantes dos itinerários formativos

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Investigação da realidade por meio de práticas e produções científicas.

Envolvimento na vida pública por meio de projetos de mobilização sociocultural e ambiental.

Criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.

Idealização e realização de projetos criativos.

De preferência, os itinerários devem articular os quatros eixos. No mínimo, o itinerário deve ser estruturado a partir de um dos eixos. Foram descritas habilidades dos diferentes tipos de itinerários formativos relacionadas a cada um dos eixos nos referenciais curriculares para a elaboração de itinerários, MEC.

TIPOS DE ITINERÁRIOS

Aprofundam e ampliam aprendizagens de uma área e promovem sua aplicação em situações diversificadas.

  • Linguagens e suas tecnologias

  • Matemática e suas tecnologias

  • Ciências da natureza e suas tecnologias

ÁREA DE CONHECIMENTO

Preparam para o mundo do trabalho.

FORMAÇÃO TÉCNICA
E PROFISSIONAL

Combina mais de uma área de conhecimento e pode ser complementado por formação técnica e profissional.

INTEGRAL

PROJETO NOVO ENSINO 1ª SÉRIE MÉDIO OBJETIVO

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
A Formação Geral Básica é composta de 28 aulas semanais.

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  A reforma do Ensino Médio, agora ampliada pela Lei nº 14.945/2024, representa para o Sistema de Ensino Objetivo mais uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com uma educação de excelência, construído ao longo de mais de cinquenta anos de atuação no panorama educacional brasileiro.

  As diretrizes apontadas nos documentos oficiais, tanto pela Lei nº 13.415/2017 quanto pela Lei nº 14.945/2024, reforçam os princípios e estratégias pedagógicas que sempre fundamentaram nossa filosofia educacional. O estudante continua sendo o centro do processo de ensino e aprendizagem, com ênfase no protagonismo juvenil, na personalização dos itinerários formativos e no fortalecimento das competências e habilidades essenciais para o futuro.

  O Novo Ensino Médio amplia horizontes ao oferecer maior flexibilidade curricular, valorizando os interesses individuais e preparando os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo, sem perder de vista os pilares de qualidade e inovação que norteiam nossa prática pedagógica. Com base nas atualizações da legislação, seguimos firmes em nosso propósito de proporcionar uma educação transformadora, conectada com as demandas da sociedade e comprometida com o desenvolvimento integral de nossos jovens.

CARGA HORÁRIA FINAL

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PROPOSTAS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
No Sistema de Ensino Objetivo os Itinerários Formativos foram separados em três domínios, sendo um deles o "Aprofundamento". Confira:

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PROJETO NOVO ENSINO 2ª SÉRIE MÉDIO OBJETIVO

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
A Formação Geral Básica é composta de 22 aulas semanais.

PROPOSTAS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
No Sistema de Ensino Objetivo os Itinerários Formativos foram separados em dois domínios, confira:

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Tabela Site - Novo Ensino Medio 1 ano (2).png
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PROJETO NOVO ENSINO 3ª SÉRIE MÉDIO OBJETIVO

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
A Formação Geral Básica é composta de 22 aulas semanais.

PROPOSTAS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
No Sistema de Ensino Objetivo os Itinerários Formativos foram separados em três domínios, sendo um deles o "Aprofundamento". Confira:

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Tabela Site - Novo Ensino Medio 3 ano (2).png
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