top of page
novo-ensino-medio-ebe-objetivo.png

A reforma do Ensino Médio, definida pela Lei nº 13.415/2017, significa para o Sistema de Ensino Objetivo uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com uma educação de qualidade, vigente em mais de cinquenta anos de presença no panorama educacional brasileiro. As diretrizes apontadas nos documentos oficiais confirmam os princípios e as estratégias pedagógicas que sempre estiveram presentes em nossa filosofia educacional com os estudantes ocupando a centralidade do processo de ensino e aprendizagem.

MARCOS LEGAIS

(Fonte BNCC - páginas 9 e 10)

Reforma do Ensino Médio
Lei 13.415/17

BNCC Base Nacional
Comum Curricular

Diretrizes Curriculares
Nacionais (DCN)
Ensino Médio

Itinerários Formativos
Referenciais Curriculares

MARCOS LEGAIS

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

  • A lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 (LDB);

  • Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018 (Referencial dos itinerários formativos);

  • Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018 (BNCC - ENSINO MÉDIO);

  • Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018 (DCNs)

Educação integral visando à preparação para a vida nas dimensões:
intelectual, física, emocional, social e cultural.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Eixos estruturantes dos itinerários formativos

itinerarios-formativos-novo-ensino-medio

Investigação da realidade por meio de práticas e produções científicas.

Idealização e realização de projetos criativos.

Envolvimento na vida pública por meio de projetos de mobilização sociocultural e ambiental.

Criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.

De preferência, os itinerários devem articular os quatros eixos. No mínimo, o itinerário deve ser estruturado a partir de um dos eixos. Foram descritas habilidades dos diferentes tipos de itinerários formativos relacionadas a cada um dos eixos nos referenciais curriculares para a elaboração de itinerários, MEC.

TIPOS DE ITINERÁRIOS

ÁREA DE CONHECIMENTO
 

Aprofundam e ampliam aprendizagens de uma área e promovem sua aplicação em situações diversificadas.

  • Linguagens e suas tecnologias

  • Matemática e suas tecnologias

  • Ciências da natureza e suas tecnologias

FORMAÇÃO TÉCNICA
E PROFISSIONAL

 

Preparam para o mundo do trabalho.

INTEGRAL
 

Combina mais de uma área de conhecimento e pode ser complementado por formação técnica e profissional.

PROJETO NOVO ENSINO 1ª SÉRIE
MÉDIO OBJETIVO

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
A Formação Geral Básica é composta de 30 aulas semanais.

1-serie-formacao-basica-30-aulas-novo-ensino-medio-ebe-objetivo-2023.png

*Inglês

Manhã / Tarde
Cel.Lep= 3x ou Objetivo= 3x

6 das 30 aulas de FGB serão deslocadas para o EaD.

 

São elas:

  • Sociologia

  • Filosofia

  • História da Arte

  • Inglês

  • Biologia

  • Português

PROPOSTAS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
No Sistema de Ensino Objetivo os Itinerários Formativos foram separados em dois domínios, clique nos botões abaixo para conhecê-los melhor:

PROJETO NOVO ENSINO 2ª SÉRIE
MÉDIO OBJETIVO

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
A Formação Geral Básica é composta de 23 aulas semanais.

2-serie-formacao-basica-21-aulas-novo-ensino-medio-ebe-objetivo-2023.png

*Inglês

Manhã / Tarde
Cel.Lep= 3x ou Objetivo= 3x

6 das 23 aulas de FGB serão deslocadas para o EaD.

 

São elas:

  • Sociologia

  • Filosofia

  • Geografia

  • Física

  • Matemática

  • Português

PROPOSTAS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
No Sistema de Ensino Objetivo os Itinerários Formativos foram separados em dois domínios, clique nos botões abaixo para conhecê-los melhor:

PROJETO NOVO ENSINO 3ª SÉRIE
MÉDIO OBJETIVO

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA + IF
A Formação Geral Básica + Itinerários Formativos é composta de 30 aulas semanais.

3-serie-formacao-basica-29-aulas-novo-ensino-medio-ebe-objetivo.png

PROPOSTAS DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS
No Sistema de Ensino Objetivo os Itinerários Formativos foram separados em dois domínios, clique nos botões abaixo para conhecê-los melhor:

PROJETO DE VIDA

Construção do Projeto de Vida
Quem eu sou? Quem eu quero ser? O que eu quero ser?
Sentido e propósito de vida. Meu papel no mundo.
Identidade, família, escola e sociedade. Valores.
Educação integral. Formação para a vida.
Metodologias ativas.
Projetos multidisciplinares.
Trabalhos em equipe, engajamento e cooperação.
Neurociência: foco, atenção e inteligência socioemocional.
Autonomia e protagonismo do estudante.
Acolhimento, presença, gentileza e respeito transformando vidas.

 PLANEJAMENTO

Projeto Objetivo

planejamento-geral-2023-novo-ensino-medio.png
logo-colegio-ebe-objetivo-brnaco.png
© Copyright 2022 Colégio EBE Objetivo - Todos os direitos reservados
logo-branco-agencia-madein.png
bottom of page