HOME > COLÉGIO EBE OBJETIVO > O ALUNO
1. Estimulando a criatividade
Uma das vantagens consideráveis de transmitir o protagonismo para os alunos é estimular a capacidade criativa de cada um.
Fazer isso é essencial ao protagonismo estudantil, pois a criatividade é uma função nobre da inteligência que motiva o aluno a desenvolver o olhar multifocal, pensar fora da caixa e sair do lugar comum.
Assim, desenvolve-se a capacidade de analisar as situações, fazer escolhas, corrigir rotas, estabelecer metas, administrar as emoções e gerenciar os pensamentos.
2. Incentivando ao pensamento complexo
Perceber que uma situação pode ser vista de diferentes formas, por diversos pontos de vista é importante para uma educação que visa ao protagonismo.
Pois o aluno que é capaz de perceber a realidade sob diferentes pontos de vista, desenvolvendo o pensamento crítico, fazendo relações entre os assuntos, compreende que não há uma única forma de enxergar a realidade e aprende a expor ideias e opiniões sobre diversos assuntos sem imposição.
3. Cooperando na sala de aula
O resultado de ter o aluno como protagonista no processo de aprendizado é positivo e contribui muito para a cooperação na sala de aula.
São estabelecidas algumas regras para que essa dinâmica funcione, mas o objetivo é aproveitar o que cada pessoa tem de melhor para um aprender partilhado.
Essa forma de aprendizado permite explorar melhor as dificuldades e facilidades de cada aluno, favorecendo a criação de um ambiente mais compreensivo e colaborativo.
4. Contribuindo como fonte de conteúdo
Oferecendo espaço em sala de aula para cada pessoa possa partilhar suas experiências e adquirir novos conhecimentos é a essência de um trabalho voltado ao protagonismo na educação. Todos nós temos algo a ensinar e muito a aprender.
Esse trabalho significa dar voz a todos, enxergando cada um em sua particularidade uma capacidade de construir.
5. Aprendendo por Metodologias Ativas
Têm como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade.
Assim, as metodologias ativas de aprendizagem, proporcionam:
-
Visão empreendedora;
-
O desenvolvimento de nova postura do professor, agora como mediador;
-
Desenvolvimento efetivo de competências para a vida profissional e pessoal;
-
A autonomia e protagonismo do aluno, colocando-o como sujeito da aprendizagem;
-
A geração de ideias, conhecimento e a reflexão, em vez de memorização e reprodução de conhecimento.
Mais de 40 possíveis estratégias de metodologias ativas de aprendizagem que o Colégio EBE Objetivo adota em suas salas de aulas. Segue abaixo alguns exemplos:
-
Aulas invertidas - O aluno tem o primeiro contato com o conteúdo em casa, depois é trabalho em classe.
-
Gamificação do Ensino - com uso de aplicativos de perguntas e resposta, promovendo a competição.
-
Debate - Com o intuito de ampliar a visão dos alunos e ainda favorecer a capacidade de argumentação.
-
Aulas Hibridas - Rotação por estações - Os alunos são organizados em grupos, cada um dos quais realiza uma série de tarefas, sendo uma delas on-line. Após um determinado tempo pré-estabelecido, os alunos devem trocar as estações, passando por todas elas até o final da aula.
-
Estudos de Caso - Trabalhar com casos proporciona situações de aprendizagem muito significativas, devido à característica investigativa que possui, permitindo a resolução de problemas reais do campo profissional e da vida pessoal.