top of page

HOME > COLÉGIO EBE OBJETIVO > O ALUNO

ebe-objetivo-alunos.jpg
O ALUNO DA FAMÍLIA EBE OBJETIVO
logo-ebe-objetivo-guarulhos.png

PARA NÓS, O ALUNO É PROTAGONISTA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

    

Oferecemos ao aluno autonomia, estimulando-o a buscar informação e a construir conhecimento de forma autossuficiente, com  seus próprios meios.

 

Isso não significa deixá-lo a própria sorte, mas sim mediar o processo de aprendizagem acompanhando os seus projetos desde o início até a finalização.

Nesse novo formato, o professor abre os caminhos para que o estudante pesquise os conteúdos e descubra a melhor maneira de absorvê-los.

 

Trabalhamos o desenvolvimento pessoal do aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos, a construção de relações interpessoais e à resolução de conflitos.

 

Afetividade, Acolhimento, Carinho, com um olhar Humanista, para que o Aluno tenha um atendimento personalizado, de excelência e sinta-se totalmente assistido.

Esse é o perfil de atendimento de todos os Colaboradores da Família EBE Objetivo!

Segue abaixo como esse tema é cuidadosamente abordado no Colégio EBE Objetivo:

 

   1. Estimulando a criatividade

Uma das vantagens consideráveis de transmitir o protagonismo para os alunos é estimular a capacidade criativa de cada um.

Fazer isso é essencial ao protagonismo estudantil, pois a criatividade é uma função nobre da inteligência que motiva o aluno a desenvolver o olhar multifocal, pensar fora da caixa e sair do lugar comum.

 

Assim, desenvolve-se a capacidade de analisar as situações, fazer escolhas, corrigir rotas, estabelecer metas, administrar as emoções e gerenciar os pensamentos.

   2. Incentivando ao pensamento complexo

Perceber que uma situação pode ser vista de diferentes formas, por diversos pontos de vista é importante para uma educação que visa ao protagonismo.

Pois o aluno que é capaz de perceber a realidade sob diferentes pontos de vista, desenvolvendo o pensamento crítico, fazendo relações entre os assuntos, compreende que não há uma única forma de enxergar a realidade e aprende a expor ideias e opiniões sobre diversos assuntos sem imposição.

   3. Cooperando na sala de aula

O resultado de ter o aluno como protagonista no processo de aprendizado é positivo e contribui muito para a cooperação na sala de aula.

São estabelecidas algumas regras para que essa dinâmica funcione, mas o objetivo é aproveitar o que cada pessoa tem de melhor para um aprender partilhado.

Essa forma de aprendizado permite explorar melhor as dificuldades e facilidades de cada aluno, favorecendo a criação de um ambiente mais compreensivo e colaborativo.

   4. Contribuindo como fonte de conteúdo

Oferecendo espaço em sala de aula para cada pessoa possa partilhar suas experiências e adquirir novos conhecimentos é a essência de um trabalho voltado ao protagonismo na educação. Todos nós temos algo a ensinar e muito a aprender.

Esse trabalho significa dar voz a todos, enxergando cada um em sua particularidade uma capacidade de construir.

   5. Aprendendo por Metodologias Ativas

Têm como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade.

 

Assim, as metodologias ativas de aprendizagem, proporcionam:

  • Visão empreendedora;

  • O desenvolvimento de nova postura do professor, agora como mediador;

  • Desenvolvimento efetivo de competências para a vida profissional e pessoal;

  • A autonomia e protagonismo do aluno, colocando-o como sujeito da aprendizagem;

  • A geração de ideias, conhecimento e a reflexão, em vez de memorização e reprodução de conhecimento.

 

Mais de 40 possíveis estratégias de metodologias ativas de aprendizagem que o Colégio EBE Objetivo adota em suas salas de aulas. Segue abaixo alguns exemplos:

 

  • Aulas invertidas - O aluno tem o primeiro contato com o conteúdo em casa, depois é trabalho em classe.

  • Gamificação do Ensino - com uso de aplicativos de perguntas e resposta, promovendo a competição.

  • Debate - Com o intuito de ampliar a visão dos alunos e ainda favorecer a capacidade de argumentação.

  

  • Aulas Hibridas - Rotação por estações -  Os alunos são organizados em grupos, cada um dos quais realiza uma série de tarefas, sendo uma delas on-line. Após um determinado tempo pré-estabelecido, os alunos devem trocar as estações, passando por todas elas até o final da aula.

 

  • Estudos de Caso - Trabalhar com casos proporciona situações de aprendizagem muito significativas, devido à característica investigativa que possui, permitindo a resolução de problemas reais do campo profissional e da vida pessoal.

 

 

O ALUNO PROTAGONISTA

bottom of page