top of page

12 DICAS PARA UM PICNIC PERFEITO!

Atualizado: 2 de set. de 2019



O sol brilhando lá no céu, o dia lindo lá fora! Você não tem uma desculpa para ficar dentro de casa! Em dias assim não tem coisa melhor do que sair e curtir, e uma das coisas que mais adoramos fazer em dias assim é um picnic!

Pode ser no gramado do quintal, na areia da praia, em um parque! Tem coisa melhor do que se sentar no meio da natureza, cercada de gente que você adora e diante de um prato carregado de delícias?

Na maioria das vezes um picnic acontece quando dá vontade! Pegamos um pão bem gostoso, alguns potes de geléia e alguns guardanapos, com algum suco geladinho e vamos papear na grama. Mas às vezes é legal planejar direitinho para criar aquele picnic perfeito e mágico!

Na verdade, o sol nem precisa estar no céu! Picnics de tardinha ou de noite também são uma delícia, o importante é curtir e se divertir.


Dica #1 



Planejar um picnic é como planejar uma festa! Uma festa pequena e portátil, mas ainda assim uma festa 🙂 E se você pensar assim vai conseguir se organizar melhor! Então antes de mais nada pense em QUEM, O QUE, QUANDO, ONDE e COMO, dificilmente você vai se esquecer de algum detalhe! Não se esqueça, o picnic ideal é um lugar lindo, pessoas especiais e comidinhas e bebidas deliciosas!


Dica #2



Comece escolhendo o lugar! Um picnic no parque? Na praia? Em um sítio? A melhor coisa sobre picnics é que eles acontecem em qualquer lugar!Assim que escolher o lugar, você consegue escolher mais facilmente o tipo de comidas, bebidas e apetrechos que vai precisar levar com você!

Quando estiver decidindo o local, não se esqueça de levar em consideração as amenidades do local! Se for levar a criançada com você, talvez seja interessante ter banheiros por perto! Se tiver que andar para chegar no local, calcule o peso do que tiver que carregar para não se cansar. Se for levar o seu fiel companheiro canino, tem algum lugar com sombra para ele descansar e bastante espaço para correr?


Dica #3



Não se esqueça de pensar também no horário do picnic. Picnics de manhãzinha, onde você pode curtir um café da manhã ao ar livre, ou de tardinha aproveitando o por-do-sol! Ao meio dia, um sol muito forte pode incomodar!

E você já pensou em um picnic noturno? Em muitos lugares você pode levar uma grelha portátil para assar salsichas ou legumes e cogumelos!

Dica #4



Pense nos convidados! Como dissemos, um picnic é como uma festa! Então pense em quem vai participar para se adiantar a inconvenientes! Se a vovó for convidada, pode ser uma boa levar uma cadeira dobrável para ela não se sentar na grama! Se as crianças e os amigos vão, pense em comidinhas que eles gostem e em jogos e atividades para eles se divertirem (ou você pode escolher um lugar que tenha um playground por perto).

Dica #5




Lugar decidido, lista de convidados planejada, detalhes listados, pense onde vão se sentar! Toalhas, lençois, etc… se você já tiver uma toalha de picnic melhor ainda, já que além de deixar todos mais confortáveis, você vai colocar a comida nela!

No caso de um picnic na praia, por exemplo, pense que é bom conseguir se sentar em um lugar sem areia da mesma forma que é bom manter a areia longe da comida!


Dica #6



Cestas de picnic são lindas! Podemos até dizer que são clássicas, mas às vezes a praticidade vem em primeiro lugar! Coolers mantém a comida fresca por muito mais tempo! Especialmente se você gosta de maioneses, saladas de batata, patês, etc… Outra dica é congelar uma garrafa de água e colocá-la junto com a comida!

O que você vai levar? Um monte de comidinhas para ficar beliscando  e curtindo com as crianças?   Pense em quem vai para o picnic para planejar as comidas e as bebidas!


Dica #7



Não se esqueça: não importa qual o cardápio que você estiver planejando, é importante sempre controlar a temperatura da comida para evitar que frutas fiquem escuras, gelatinas derretam, saladas murchem, sucos esquentem e as coisas fujam do controle (especialmente se for levar carnes, maionese ou embutidos!)


Dica #8



E não podemos deixar de lado as bebidas! Se você tiver garrafinhas individuais de bebidas, isso significa que não precisa levar copos, além de ser mais fácil distribuir o peso das bebidas quando estiver carregando a comida! Se estiver levando um cooler, colocar algumas pedrinhas de gelo dentro das garrafinhas, ajuda a manter as bebidas mais geladinhas por mais tempo!


Dica #9



Planeje de antemão como pretende empacotar a comida e os utensílios que precisar para servir. Facas, pratos, tupperwares, etc! Em alguns casos é bem prático levar pratos descartáveis, se você não precisar de garfo ou faca para comer! Talhares de plástico podem se quebrar com facilidade e complicar mais do que ajudar. Se for levar frios e queijos, embale cada tipo em um container diferente, para o sabor de um não afetar o outro! E não se esqueça de levar uma tábua para ajudar a cortá-los

Se for levar garrafinhas, já as separe! Se for levar sucos em embalagens, um tempinho no freezes antes de colocá-lo com a comida pode ser uma boa.


Dica #10



E já que estamos falando do que levar, não se esqueça de separar o protetor solar (mesmo que o picnic não seja na praia), repelente de insetos, uma roupa quentinha, ou cobertor, caso fique até mais tarde e o tempo esfrie! Também é uma boa idéia levar alguns condimentos como sal, pimenta, azeite, ect… E, se você for como muitas aqui, band-aid e anti-séptico para a criançada! Livros são sempre bem-vindos 😀




Dica #11



Planeje tudo de trás para a frente! Imagine como vai ser o fim do seu picnic e pense no que vai precisar levar para deixar tudo como estava quando você chegou! Sacos de plástico para o lixo! Saquinhos de lacre e papel alumínio para embalar restos. Lenços umedecidos são maravilhosos para limpar rapidamente mãos lambuzadas (de crianças e adultos) antes de voltarem para o carro!


Dica #12



E a última coisa a se pensar é no que fazer quando não estiver comendo! Livros para curtir, um aparelho de som para embalar conversas ou brincadeiras. Se for levar crianças, bolas, frisbees, pipas e outros jogos ou atividades são obrigatórios, as crianças vão querer se divertir e você não vai querer enlouquecer!

Agora você não tem mais desculpas para pegar um bloquinho e começar a fazer seus planos! A gente vai ficar esperando para ver as fotos e ouvir as histórias!!!

212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page