Como fixar os conteúdos e melhorar a aprendizagem?

Como fixar o conteúdo?Descubra se você é visual, auditivo ou cinestésico.

Sabe quando você tem aquela prova difícil e prepara um ‘resumão’ e fica lendo em voz alta, andando de um lado para o outro no quarto? Enquanto isso a “Lu” assiste vídeos pela internet para tirar dúvidas e a “Flavinha” não sai dos “podcasts”, enquanto o Lucas fica mexendo em tudo que vê pela frente e quando vai ver tira uma nota ótima na prova, pois é, cada uma tem o seu jeitinho de estudar e aprender e isso não é por acaso, tem a ver com a personalidade única de cada um, por isso o processo de aprendizagem é subdividido entre pessoas visuais, auditivas e cinestésicas.

                                                                                                Como assim?

   As visuais, como o próprio nome diz, conseguem fixar melhor as informações por meio de imagens, gráficos, textos, fórmulas e diagramas. Para quem é visual, qualquer som funciona como uma distração e a memorização é fotográfica, já as auditivas são aquelas que ao escutar a explicação da aula, por exemplo, já conseguem aprender e gravar a matéria, enquanto o perfil cinestésico corresponde ao indivíduo que utiliza o movimento corporal, que precisa “pôr a mão na massa” para entender como funcionam as coisas. A maioria das pessoas tira proveito da combinação dos três estilos, mas o ideal é focar em apenas um deles, estimulando habilidades específicas. Uma dica é testar, treinar e praticar as três formas e anotar os resultados obtidos em cada uma delas. Na internet, o aluno consegue encontrar alguns testes que ajudam a identificar o método mais apropriado de estudos.

 Se você é visual…

   Em sala de aula é fundamental tomar nota de tudo o que foi dito, já que a escrita também é uma forma de estimular a visão. Em casa, dá para aproveitar este material de outras maneiras, combinando as anotações com imagens e outros elementos visuais que ampliam o contexto do tema estudado. Outra possibilidade é preparar resumos gerais, cartazes e fichamentos que facilitam o resgate na memória de assuntos específicos. Coloque as fórmulas mais complicadas de física e matemática próximas de você, ao alcance da visão. É um bom jeito de decorá-las!

                              Se você é auditivo…

   Estimular a audição não tem a ver, necessariamente, com estudar em ambientes barulhentos. Alunos auditivos precisam de silêncio e concentração para ouvir a explicação dos professores e repassar o conteúdo em voz alta, mais tarde, na hora de estudar. Além de repetir as informações em voz alta, outras técnicas auditivas ajudam na memorização das matérias. Graças aos milagres da tecnologia, é possível estudar com a ajuda de livros e documentários em áudio e podcasts especiais dentro do tema discutido em sala de aula. Vídeos também podem ajudar, desde que a visão não atrapalhe a audição, claro. Se for o caso, basta minimizar a aba do YouTube e acompanhar apenas o áudio do vídeo escolhido. Nos dias em que a concentração teima em não dar as caras, alunos auditivos podem contar com o auxílio da música para dar aquele empurrãozinho nos estudos. Sons tranquilos e instrumentais dão conta do recado, pode acreditar.

Se você é cinestésico…    

   Para esses alunos, não basta apenas ler ou ouvir as explicações do professor. Eles precisam entender o conteúdo na prática. Por isso, a dica é estar sempre em movimento, fazendo algumas pausas relaxantes durante os estudos. Isso porque os cinestésicos nem sempre aguentam passar tanto tempo parados, apenas resolvendo exercícios, sem qualquer ação. Agora que você já sabe qual dessas definições combina mais com o seu jeito de ser é hora de focar nos estudos!

#ebeobjetivo #ebevisual #ebeauditivo #ebecinestesico #ebeconhecer

Conteúdo de referência: Universidade Veiga De Almeida.

18 visualizações
home.png

Horário de Atendimento da Secretaria
(Horário temporário em virtude da Covid-19)
 

2ª à 6ª das 8h às 20h
Sábado das 8h às 12h

Siga, curta, ouça e compartilhe!
facebook-logo-rodape.png
instagram-logo-rodape.png
youtube-logo-rodape.png
spotify-logo-rodape.png
logo-branco-agencia-madein.png