top of page

Enem: Uma nova tendência



Enem – As provas que antes eram mais generalistas, passam a ser mais aprofundadas.

O Exame Nacional do Ensino Médio, ao passar dos anos, tem sofrido diversas mudanças. Para esse ano, especialistas e educadores apostam em uma nova tendência das avaliações: As provas que antes eram mais generalistas, passam a ser mais aprofundadas, ou seja, o aluno precisa ter em mente que adquirir um conhecimento limitado não é relevante, cada vez mais os jovens devem apostar em conhecer à fundo as questões que influenciam diretamente a sociedade.


   Por ser agora um método mais específico de avaliações, o que é justo, já que é a partir do ENEM que você pode ingressar em uma faculdade de grande notoriedade, existe uma necessidade maior em se reforçar os temas de cada matéria, por exemplo, as fórmulas de matemática, física e química. Pense que se o seu conhecimento for raso, você não conseguirá um bom desempenho.



   Uma boa estratégia é organizar seu tempo de forma adequada, já que as provas serão divididas – (No primeiro domingo se aplicam as matérias de humanas somente, e no segundo dia, as questões de exatas) – Então organize seus estudos seguindo essa mesma linha. Escolha o melhor dia para você e resolva questões somente de humanas – Se você escolher português, revise as novas regras ortográficas, faça exercícios, saiba quais as regras e suas exceções. O mesmo vale para as outras matérias.

 Faça um cronograma a fim de que o conteúdo esteja fresco no dia da avaliação, mas também não demore para começar. Uma outra ideia bem relevante é refazer algumas avaliações da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Cesgranrio e da Vunesp, já que esse ano as provas do enem serão organizadas por essas instituições. Vale a pena dedicar alguns finais de semana para refazer as questões de provas anteriores, até para entender melhor o nível de complexidade e preparar-se.

   E não se esqueça da redação, requisito importantíssimo para o enem. O ideal é que você faça ao menos uma dissertação-argumentativa por semana. No blog da EBE Objetivo você encontra diversas dicas para uma redação nota 1000.

   Esperamos ter ajudado.


   Bons estudos!

11 visualizações0 comentário
bottom of page